27/05/2020 - No dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica.
Criado para lembrar a impôrtancia desse grande bioma que existiu em quase todo litoral brasileiro, o Dia da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio . O instituto principal é conscientizar a população, as autoridades e a iniciativa privada para a conservação da floresta que tanto encantou os europeus que aqui chegaram. A primeira celebração deste dia ocorreu em 1990, sendo que no ano seguinte entrou no calendario oficial.
Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, organizando há aproximadamente 70 milhões de anos.
A mata Atlântica abrange as maiores cidades e religiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80 % da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma.
A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que existia que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.
Também se estima que 60% de todos animais em extinção no Brasil dependem da Mata atlântica para sua sobrevivência.
Além da exploração econômica, a Mata Atlântica foi também alvo da forma de ocupação do território nacional. O fato de o povoamento brasileiro ter ocorrido principalmente na taxa litorânea fez com que a floresta desse lugar às vilas, cidades e, hoje, também, às grandes metrópoles. A expulsão da população podre das áreas centrais das grandes cidades, obrigando-se a encontrarem local de moradia nas periferias e morros, contribui contemporaneamente para a continuidade da diminuição desse ecossistema. Dessa forma, o poder econômico dos grupos sociais mais prósperos e suas ações de segregação urbana auxiliam na diminuição do que resta da floresta.
|